sexta-feira, dezembro 31, 2004

U-hu! Finally!

Dia de supercomemoração! Finalmente acabei o essay de Plano Real. Na última frase consegui misturar "gaivota" com "taxa de juros"! Tá muito engraçado!
Íamos ver um filminho na TV aqui do hall. Mas alguém seqüestrou o controle remoto antes da gente e dançamos. Acabamos indo pra um pub aqui em frente. É muito bom sair de casa só com dinheiro no bolso da calça, como quem fosse comprar pão. De lá fomos pra um bar e acabei de chegar!
Amanhã é dia de produção de festa! Nada mais legal! Fazer compras, arrumar tudo e esperar o pessoal chegar. Vai ser animado! Hoje teve até gente ligando pro meu celular pra pedir pra ir. E olha que era inglês, londrino, o que dá ainda mais crédito pra os organizadores! Como dizem os meninos, "it's gonna bomb!"

Momento exibicionista. No alto da torre de mais de
600 degraus em Bolonha. Pôr do sol! Lindo! Posted by Hello
|

quarta-feira, dezembro 29, 2004

Boxing day

O Boxing Day é uma das coisas mais maravilhosas da Inglaterra! Nos dias seguintes ao Natal, todas as lojas baixam os preços e até reles estudantes de mestrado podem fazer a festa na Oxford Street. Acordei cedo e fui andando até lá. Muuuuito bom comprar coisas boas e baratas. Adoro falar bem do Brasil, mas uma coisa é certa: nosso paisinho ainda está muito longe de ter lojas como essas daqui. Nesse meu surto consumista vou me dar o direito a não pensar em desigualdade social nem em valorização da indústria brasileira. É só um surto. Vai passar.
O resto do dia foi entre gráficos da balança comercial, das taxas de juros e da inflação (não agüento mais o Plano Real! Hahaha!) e a produção da superfesta de réveillon que estamos organizando no flat do Ricardo. De lá, vamos pra um pub em Angel assistir à queima dos fogos do terraço!


Bruno, Ricardo e a vista do alto de San Gimignano, na
Toscana. Foto minha, modéstia à parte... Posted by Hello
|

terça-feira, dezembro 28, 2004

Em casa!

Dia de lavar roupa e contar as novidades pros amigos que não deixaram Londres no fim de ano! Foi como se tivesse passado muito mais tempo longe. O dia hoje estava lindo e decidi adiar mais um pouquinho os estudos pra curtir a chegada. Mariano e Mariangela me colocando a par das coisas que aconteceram por aqui. Deu tempo pra dar um pulinho na Oxford Street e ver a loucura que é essa liquidação depois do Natal. Mais uma vez aquele sofrimento por antecipação: daqui a um ano tudo isso vai ter acabado... A saudade de sair de casa de chinelo, de biscoito globo e mate com limão fica pau a pau com o pensamento de que, se o reveillon passado parece que foi ontem, tô muito atrasada com as coisas que ainda quero fazer aqui em Londres...

Zero hora do dia de Natal. Bagunça na Fontana di Trevi!  Posted by Hello
|

De volta!!

Depois de dias de portuitalianol (o dialeto que criamos misturando português, italiano e espanhol), muitas gargalhadas e até um Natal com cara de reveillon na Fontana di Trevi estou de volta a Londres! Nada como chegar em casa. E o mais legal disso tudo: a sensação de conforto que já sinto aqui.
A viagem foi o máximo! Companhias perfeitas, comidas maravilhosas, até mesmo os momentos de cansaço e mal humor renderam muitas gargalhadas. Acho que amanhã já consigo colocar algumas fotos aqui. Vou contando tudo aos pouquinhos.
Só ainda não acredito não ter conseguido comer um zabaione! Como é que em Botafogo eu achei um perfeito e nas oito cidades que tivemos na Itália não achei um sequer?? Hoje, em Roma, um garçom me disse que só se acha sorvete de zabaione, mas zabaione mesmo é complicado. Estranhão...

Dia perfeito em Florença! Posted by Hello
|

sábado, dezembro 18, 2004

Ciao bellos!!

Escrevo do centro de Bolonha, segunda escala da viagem, depois de Veneza! Andando muito, muito, muito, mas nos abastecemos frequentemente com comida italiana de verdade, vinho bom e barato e gelatti!! Comunicacao boa gracas ao dialeto que estamos criando: algumas (poucas palavras de italiano) + espanhol + portugues + muita cara de pau. Momentos engracaderrimos!!!
Como nao era de se estranhar, ser brasileiro aqui tambem eh otimo! Vc diz que eh do Brasil e eh saudado com um "Ayrton Senna!". A primeira refeicao em Veneza foi servida por um cara que jah foi ateh a Visconde de Maua. A segunda, por um cara que tah indo no dia 29 para Ilheus. Engracado... Bom, eh isso... Vou correr!
|

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Despedida

Tô indo hoje pra Itááááália!! Consegui ler algumas coisas dos guias e, claro, a minha viagem está centrada na comida... Não que eu não possa ficar um diazinho sem ir a um restaurante legal (e barato). Mas é isso aí! Itália!
Devo usar a internet por lá. Se der, conto novidades aqui. Se não, o blog volta à atividade normal no dia 27.
Mesmo com pouco tempo de Londres, as viagens de Natal e de Reveillon das amigas já foram uma ótima desculpa para um jantarzinho de despedida. Num dos japoneses que vc "laça" os pratinhos que passam na esteira. Como diz a Néli, "massa". Mais fotos aqui.
Desci pra tomar café e o Mariano e a Mariangela estavam me esperando pra me dar um beijo de Natal e desejar boa viagem. (Aí vem aquela crise antecipadíssima) Caramba! Vou morrer de saudades de todos eles quando voltar pro Brasil...

Depois de muitos, muitos pratinhos de sushi Posted by Hello
|

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Mondovino

Enquanto passo 12 horas por dia sentada em frente ao computador preparando o novo round de essays, vou contando coisas legais que aconteceram e que eu pulei sem querer.

No domingo fui com a Iracema (chamada freqüentemente de "Ipanema" por aqui! hahaha!) e o Diego ver o "Mondovino". Documentário muito legal sobre a globalização do vinho. Falando assim, há quem faça cara feia... Mas o filme é legal mesmo. Produtores franceses velhinhos indignados com a invasão das grandes empresas americanas no mercado, inclusive na própria França. Não imaginava que o Robert Parker, o americano que nos dias de hoje, através das suas notas, decide o preço dos vinhos no mundo, era tão idiota. Impressionante!! Junto com "The Corporation", "Mondovino" é um bom filme pra fazer a gente pensar...


Cena do Mondovino . O velhinho mais simpático do filmePosted by Hello
|

terça-feira, dezembro 14, 2004

Faltam dois dias!

Dois dias para a viagem pra Itália! Dez dias inteirinhos sem chegar perto de batata com recheio de batata e molho de batata! :D Dez dias sem ver as pessoas comendo essa batata recheada com feijão e molho de tomate. UFA!

Passei a noite de ontem lendo o meu "Italy World Food", guia lindo do Lonely Planet especializado em comidas.
Ainda não decidi se é a melhor ou a pior coisa do mundo morar a dez passos (literalmente) de uma das melhores livrarias de Londres, a Judd Two Books. Gastei ontem 8 pounds com dois livros fantásticos: um livrinho de bolso de capa dura com endereços não muito badalados das cidades italianas ("City Secrets: Florence, Venice and the towns of Italy") e a edição capa dura do "Comfort me with apples" (Ou Conforte-me com maçãs na edição em português). Ótimo negócio!
Tô chatona com essa fixação por comidas. Para os que já sabem que eu sou assim, acreditem: estou pior. É que espaguete a bolonhesa feito com carne de carneiro e pizza com batata frita estão me deixando traumatizada.

Enquanto isso, no Brasil: 'Folha e "Estado" questionam critério jornalístico utilizado no Prêmio Esso'.
Tá na Folha: Os jornais observam que, confrontado pela competição entre várias plataformas noticiosas, o consumidor tornou-se mais exigente e crítico em relação à mídia. Contudo, o Prêmio Esso, que em 2005 completará 50 anos, "tem passado ao largo desse rico e oportuno debate", pois "a composição do corpo de jurados não é representativa do mercado editorial do país e tende a favorecer determinados grupos de mídia".
Já tinha ouvido falar disso... Se cuida, Globo...
|

domingo, dezembro 12, 2004

Be London

Ontem à noite fui à festa de um amigo do mestrado. Festa de Natal totalmente inglesa: todos vestidos em vermelho ou dourado, vinho, sorvete de chocolate com maça e cravo feito em casa e jogooos! Eles adoram jogar por aqui. O primeiro (que o meu time ganhou!) era uma espécie de Imagem e Ação. Consegui desenhar "corruption" e fazer o meu time ser o mais rápido a descobrir a palavra! Great!! Voltei pra casa de ônibus, minha nova paixão, já que o metrô é tão caro. Eu e o motorista apenas. Vim vendo a cidade do meu lugar favorito nos ônibus: o primeiro banco do andar de cima. Dá sensação de que a Londres é toda sua. De Holborn até aqui, vim cantarolando, com as mãos no bolso por causa do frio.

Domingo é dia de Observer e aí vão as matérias mais interessantes da edição de hoje. Os dois lados da globalização. Duas respostas criativas às novas transformações:

1) Ex-presidente da Irlanda e ex-alta comissária de Direitos Humanos da ONU - antecessora do Sérgio Viera de Mello -, Mary Robinson agora dirige uma organização que promove o envolvimento das multinacionais na luta contra a pobreza. Leia aqui.

2) No vigésimo aniversário do disastre de Bhopal, o grupo anti-globalização Yes Men fez a BBC pagar mais um mico. Não sei se a história chegou ao Brasil. Provavelmente sim. A BBC entrevitou ao vivo num "Breaking News" o suposto porta-voz da empresa que comprou a fábrica de produtos químicos e que estaria anunciado uma indenização de 20 bilhões de dólares aos parentes das vítimas. Tudo mentira. Em entrevista ao Observer, Andy Bichlbaum, o porta-voz fake, disse que esperava ter a transmissão interrompida. Mas o verdadeiro departamento de comunicação da Dow Chemical demorou duas horas pra desmentir a história.


Esse é o vídeo do micaço da BBC
|

sábado, dezembro 11, 2004

Hora do reclame

Acabei de receber um email do Maurício, grande amigo que divide o gosto por assuntos latino-americanos e o fado de ser um jornalista muito acadêmico ou um acadêmico muito jornalista. Visito sempre o blog dele, mas ainda não tinha posto o link aqui ao lado não sei por que... Vai então uma propaganda especial: visitem Os Conspiradores! Quando se escreve "conspiradores" no Google, é o primeiro link que aparece. Sabia, Maurício??
Ah! Ontem foi aniversário da Tati e comi pão de queijo! Festinha pras amigas! Foi ótimo!!
|

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Christmas Party!

Ontem foi a festa de encerramento do período do mestrado. Festinha organizada pelo instituto com vinho, comidinhas, música. Papo com os professores, social e de lá seguimos pro Guanabara. Foi superlegal! A galera está toda entrosada e sempre que sai todo mundo junto é superdivertido!
Mais fotos aqui.

Galera do mestrado no Guanabara Posted by Hello
|

quarta-feira, dezembro 08, 2004

Still in love with

Passei mais um dia inteiro lendo coisas sobre o Plano Real para começar a preparar a minha estratégia de defesa do plano num essay que vai ser avaliado por um professor que não gosta dele. Bom desafio... O legal é que ele me aconselhou a defender o meu ponto de vista e não tomar o dele como o certo. Entre "âncora cambial", "fuga de capitais" e outras expressões que eu nunca imaginei que eu fosse entender um dia, vou levando a vida nessa cidade que agora começa a escurecer às 15h. No início da noite fui encontrar a Marcela em Embankment e atravessamos o Tâmisa até o Royal Festival Hall, onde tomamos um café e trocamos impressões sobre a vida por aqui. Brasileiros e eslovacos têm muito mais coisa em comum do que eu imaginava! Voltei de lá a pé curtindo a cidade.... :D
|

terça-feira, dezembro 07, 2004

Contagem regressiva!

Hoje já ouvi o primeiro "Feliz Natal" de um dos professores do mestrado. Essa semana acabam as aulas e na quinta-feira teremos a festa de encerramento do term lá no instituto. O pessoal já tá programando uma esticada, no Guanabara, talvez.
Depois de passar uma semana tentando entender que 59 (em 100) é quase uma nota bem boa pros padrões daqui, fiz a minha apresentação sobre o Plano Real. Foi bem legal! Algumas perguntas sobre a URV (que realmente não é fácil de entender) e a brincadeira do professor, dizendo que eu sou muito otismista em relação ao plano... Saí de lá bem feliz. Devo receber ainda hoje os comentários sobre a apresentação. Aqui é tudo muito organizado e eles mandam uma avaliação por email.
Chegaram tb os formulários para as provas da conclusão do curso, que acontecem em maio, três meses antes da entrega da dissertação. Tudo meio parecido com aqueles que a gente preenche pro vestibular. Dizem que mandam um cartão para a sua casa confirmando a inscrição. Essa seriedade toda me deixou meio cabreira...
Parte mais light: tô indo agora tomar um café com o Ricardo pra acertar as últimas coisa da viagem pra Itália, daqui a NOVE diasss!!

Início do inverno na Tavistock Square Posted by Hello
|

domingo, dezembro 05, 2004

Caminhada e filme latino

Ontem foi o dia da caminhada organizada pelo John Joe no Hampstead Heath, um dos parques mais charmosos de Londres. Superprograma!! Quando sentamos no café para uma paradinha, notamos que tinha no grupo uma pessoa de cada país. Foi bem engraçado... Nenhuma repetição. Tava bastante frio, mas foi muito, muito divertido! Fiquei impressionada com o malabarismo de bolhas de sabão na beira de um dos lagos. Lindo!!
As fotos estão aqui.
À noite tinha a festa do Latin American Bureau, mas eu tava muito cansada e com uma sensação de que a gripe estava vindo. Decidi ir com o Ricardo e com a Gaby ver "Ana y los otros", um filme argentino que faz parte do Discovering Latin American Film Festival. Valeu muito a pena!! Depois fomos para um pub no Soho...

Caminhada no Hampstead Heath com a galera do mestrado Posted by Hello
|

sábado, dezembro 04, 2004

Fotos com atraso

Recebi ontem as fotos do aniversário da Vicky, que foram tiradas com a máquina da Elena. Atradasésimas, mas resolvi postar já que essa aí embaixo ficou beeem legal (modéstia à parte, já que fui eu que tirei.. hahaha!).
As outras estão aqui.

Vicky emocionada com o bolo supresa Posted by Hello
|

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Fog!

Acordei agora e abri o blog pra ver a temperatura. Pela primeira vez o quadrinho aqui ao lado diz: "fog". Que legaaaal! Abri a janela e lá está ele! O famoso fog londrino... Parece que uma nuvem aterrissou aqui.
|

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Che na Bolívia

O Douglas acabou de chegar da Bolívia! Foi fazer a matéria sobre a trilha do Che Guevara pra NHK e me mandou essa foto. Achei muuuuito legal!
Dia sem muitas novidades, fora uma palestra sensacional sobre pobreza e exclusão social no México. Muitas idéias para a dissertation!!

Douglas e sua folhinha de coca perto da cova do Che Posted by Hello
|
Site Meter Powered by Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.